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Página inicial > O que é o ABAS?
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Caro(a) beneficiário(a) ,

O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), inicia em março o novo modelo de atendimento médico-hospitalar chamado ABAS - Atendimento Básico de Saúde. Esse modelo está começando em Brasília, como um projeto piloto, com a intenção de ser ampliado posteriormente para todas as Organizações Militares de Saúde (OMS) do Exército. A principal meta do ABAS é o paciente em primeiro lugar, com um atendimento mais humanizado e objetivo, feito por equipes de saúde multidisciplinares, o que vai propiciar uma assistência médica de maior qualidade.

O modelo do ABAS já é utilizado e bem sucedido em outros países, com o intuito de agilizar a marcação de consultas e o atendimento de forma geral, entregando dessa forma mais qualidade e humanização no serviço prestado.

O principal meio de marcação de consultas é por este site, mas existem também as opções pelo call center ou pessoalmente. No ABAS o beneficiário já vai chegar no hospital com uma senha e será recebido por uma equipe preparada e treinada para facilitar a sua vida. Antes da consulta será feito um pré-atendimento por enfermeiros e em seguida o paciente será atendido por integrantes de uma equipe médica focada no diagnóstico. Após isso, caso necessário, o paciente será encaminhado para um tratamento mais especializado.

 

Como marcar uma consulta no ABAS?

 A marcação de consulta pode ser feita por quatro canais de atendimento:

  • pela internet;
  • pelo call center: (Em reestruturação);
  • pelos terminais eletrônicos disponíveis na recepção do ABAS no HMAB; ou
  • pelo atendimento na recepção do ABAS no HMAB.

 

Pela internet:

  • Basta acessar no menu da página inicial deste site no item AGENDAMENTO.
  • No primeiro acesso é preciso realizar o cadastramento pessoal, onde vai ser criado o login e senha. É importante ter o número do PREC/CP ou Matricula (para o pessoal civil) para fazer o cadastramento.
  • Após logar no sistema de agendamento, selecione o serviço desejado: consulta com equipe médica ou consulta com equipe médica pediátrica, e prossiga. Vai aparecer a agenda disponível: é só clicar na data e horário desejados, prosseguir e na tela seguinte confirmar a sua marcação. Você receberá a confirmação da marcação da consulta por e-mail, assim como uma senha de atendimento, a qual deverá ser levada no dia do atendimento marcado.

 

Pelo telefone:

  • O call center está suspenso temporariamente, em processo de reestruturação visando um melhor atendimento para seus beneficiários. 

 

Pelos terminais eletrônicos do HMAB:

  • Na recepção do ABAS, dentro do HMAB, estão disponíveis terminais eletrônicos para marcação de consultas, com orientação da equipe ABAS.

 

Pessoalmente:

  • Esse é o meio de agendamento mais demorado, pois o beneficiário terá que se deslocar ao hospital. Como a proposta do ABAS é oferecer mais agilidade ao paciente, esse meio está disponível com o intuito de atender quem não tem acesso à internet ou que, por alguma razão não esteja conseguindo agendar a sua consulta pelas outros meios de agendamento.
  • A equipe do ABAS, preparada e treinada, estará no HMAB pronta e em condições de orientar qualquer beneficiário sobre os procedimentos para a marcação da consulta pretendida, fazendo com que se tenha, efetivamente, o atendimento marcado com a maior brevidade possível,  mas não haverá a garantia desse atendimento ser realizado no mesmo dia.
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